O scanner 3D é uma ferramenta ainda pouco conhecida por muitas pessoas, no entanto, tem uma infinidade de funções: desde a digitalização de um cadáver em uma cena de crime, até o controle de qualidade dentro de uma indústria. Há várias tecnologias que podem ser trabalhadas usando essa ferramenta. Na produção e desenvolvimento de peças na indústria, o scanner 3D é usado para a engenharia reversa e a metrologia. 

“Na engenharia reversa conseguimos desenvolver peças de forma muito mais rápida e precisa. Vamos supor que precisamos desenvolver um parachoque, que envolve todo o design e aerodinâmica do carro. A gente faz o escaneamento de onde essa peça vai ser encaixada, digitaliza pegando o que existe e trazendo para o computador em três dimensões e ali descobrimos os pontos necessários para desenvolver a peça”, explica o engenheiro mecatrônico Pedro Ziober.

Já na metrologia, o scanner 3D é utilizado para controle de qualidade. “Vamos supor que a gente tenha uma peça desenhada no computador que é perfeita, mas quando a gente fabrica no chão de fábrica existem variáveis que tornam a peça imperfeita. Com o scanner conseguimos detectar o quanto a peça está errada ou não”, exemplifica. 

O uso do scanner 3D representa um método eficiente para dimensionar peças e identificar graficamente desvios de tolerâncias, capturar modelos pequenos ricos em detalhes ou modelos de grandes dimensões, além de gerar arquivos CAD 3D precisos a partir dos objetos digitalizados. O equipamento adquirido pela Ziober Brasil é o modelo Quantum S, fabricado pela Faro, empresa referência no setor, que tem hoje a tecnologia de scanner 3D mais confiável (com precisão 37% maior do que a dos concorrentes do mercado) e com uma velocidade inigualável, até 40% mais rápida, sem deixar de lado o parâmetro de perfeição de detalhes, além de ser fácil de configurar e operar. O equipamento coleta 1,2 milhões de pontos de dados por segundo, mesmo em superfícies complexas ou escuras. 

“A BMW tem esse mesmo braço tridimensional e usa para medir os frisos da porta, os espaçamentos, para ter um controle de qualidade melhor. Com o aparelho, além de aprimorar nossos próprios processos de fabricação, ainda podemos oferecer a outras indústrias soluções em medição tridimensional, escaneamento e digitalização 3D de peças e todo o serviço de engenharia reversa”, explica o engenheiro.

Digitalização 3d engenharia reversa

Da metrologia mais tradicional ao desenvolvimento de produtos e design para diferentes setores da indústria, a engenharia reversa usa a digitalização 3D para capturar dados do mundo físico e criar modelos virtuais em três dimensões usando essas informações que podem ser manipulados, aprimorados e trazidos novamente ao mundo físico usando modernas tecnologias de fabricação. Esse serviço, oferecido a fabricantes de diferentes tipos de equipamentos para automação e fabricação em larga escala, consegue identificar e reparar ou aperfeiçoar possíveis melhorias, ao mesmo tempo que otimiza o fluxo de trabalho. A partir da digitalização, é possível usar os dados para recriar a peça como um modelo sólido, fabricando diferentes produtos e protótipos para diversos segmentos. 

A digitalização 3D é cada vez mais essencial em projetos de engenharia reversa. Antigamente, designers e engenheiros que precisavam realizar engenharia reversa em um determinado objeto tinham que tirar todas as medidas das peças manualmente com micrômetros e paquímetros, por exemplo. E algumas medidas eram praticamente impossíveis de conseguir, mesmo nesse processo trabalhoso e demorado. Mesmo na metrologia por toque, era preciso que as máquinas estivessem calibradas e em uma sala com temperatura controlada.  Depois da digitalização 3D, os desenhos de engenharia podem ser recriados em poucos minutos. Em um mundo onde cada vez mais “tempo é dinheiro”, a redução de custos e de tempo nesse processo torna tudo muito mais econômico e rentável.

Para quem precisa reproduzir, reparar ou aperfeiçoar equipamentos e peças, adquirir e manipular esses dados com a ajuda do scanner 3D nos serviços de engenharia reversa torna o processo muito mais preciso. O Scanner tridimensional pode ser comparado a uma câmera: se a câmera captura informações sobre cores para formar imagens, o scanner 3D mede a distância e profundidade. Seu uso representa um grande avanço para a precisão na  produção e controle da qualidade, certificação de ferramentas, análise dimensional, entre outros.

A qualidade dos serviços prestados pela Ziober é fruto de quase 100 anos de experiência em metalurgia e alto investimento nas mais avançadas tecnologias. Para saber mais sobre a digitalização 3D e o processo de engenharia reversa, entre em contato conosco!