Neste dia 12 de junho no Brasil é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O trabalho infantil provoca problemas nas 3 fases da vida: na infância, quando perde a oportunidade de brincar, estudar e aprender; na idade adulta, quando não se tem a preparação e a qualificação para o mercado de trabalho e na velhice, por não ter garantido durante a vida meios de sobrevivência dignos.

 

E nós, da Ziober Brasil, na luta contra o trabalho infantil, traçamos a missão de levar às comunidades de todo o país um espaço onde a criança tem a oportunidade de BRINCAR e se DESENVOLVER para poder, futuramente, enfrentar a vida adulta.

 

Através do ato de brincar, a criança desenvolve sua coordenação motora, suas habilidades sociais, afetivas, cognitivas e fortalece o corpo todo.

 

Untitled-2

 

Brincando, as crianças aprendem a negociar, fazer escolhas, opinar, sentir prazer e aprendem a conviver com as diferenças. Extravasam suas angústias e tornam-se mais felizes. Vivenciam a solidariedade, a justiça, a construção de regras e responsabilidades, fundamentais para o seu desenvolvimento afetivo, ético, político e moral.

 

Portanto, é de extrema importância que haja nas escolas e nas cidades espaços públicos e seguros onde os pequenos possam brincar e sociabilizar. Um local como as APIs – Academias da Primeira Idade, que são grandes aliadas no cuidado com a saúde infantil.

 

Untitled-3

 

 

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Em 2002, o dia 12 de junho foi instituído pela OIT como Dia Mundial do combate ao Trabalho Infantil (data marcada pela apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil).

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº11.542/2007.

Deixe um comentário