As Academias ao Ar Livre já fazem parte do dia a dia dos cidadãos brasileiros. Aqui em Maringá, por exemplo, já são 57 academias públicas que sempre estão sendo utilizadas, provando que as pessoas estão cuidando mais da própria saúde.

Na Academia da Terceira Idade (ATI) instalada ao lado do tiro de guerra de Maringá, na Avenida Mandacaru, um grupo de aproximadamente 60 idosos faz muito mais do que “apenas” se exercitar. Eles ajudam a cuidar do espaço e dos equipamentos da academia.

O grupo de idosos se reúne três vezes por semana para juntos realizar caminhadas, utilizar os aparelhos e fazer alongamentos, conduzidos pelo profissional de educação física Fernando Possamai e o professor estagiário Daniel Silva Maciel. Possamai afirma que os equipamentos são uma ótima ferramenta para a saúde dos idosos. “O projeto ATI facilita a prática de exercício dos idosos e também o convívio social. A ATI é excelente para a saúde.”

Frequentemente eles se encontram para deixar o espaço, que já faz parte da rotina deles, ainda mais bonito, cuidando da limpeza e da jardinagem do local. A aposentada Maria Salomé, de 56 anos, é um exemplo. Ela tem usufruído, com muita alegria, dos benefícios que as ATI’s oferecem. “É muito bom fazer atividades ao ar livre, vir aqui na academia poder conversar e fazer atividades com os outros [idosos] é ótimo”, declara a aposentada.

Graças a este grupo a ATI “ganhou mais vida”, atraindo a comunidade e valorizando ainda mais o espaço. O aposentado e frequentador da Academia da Terceira Idade Elizeu Garcia Capel, de 72 anos, diz que atitudes como esta deveriam ser seguidas pela sociedade. “Sabemos que estes equipamentos fazem bem para a saúde, então temos que cuidar e queremos que todos utilizem em um local bonito e agradável.” E no que depender do aposentado, a ATI da Mandacaru vai sempre estar bonita e a idade não vai ser algo que o atrapalhe de trabalhar com muita alegria para manter o ambiente bonito. No mês de setembro ele, juntamente com os amigos que fez nas atividades na Academia ao Ar Livre, capinou o local, plantou flores e enfeitou o espaço, trazendo paz, tranquilidade e deixando o ambiente ainda mais agradável.

 

1

2

3

 

A Educadora Física da Ziober Brasil, Adriana Oliveira, esteve presente no encontro dos idosos e aproveitou para entregar alguns kits incentivando eles a continuarem com essa ação que é tão bacana, não só para os usuários da Academia da Terceira Idade, mas para toda nossa cidade. “É maravilhoso ver o quanto estes espaços têm contribuído para a saúde das pessoas, principalmente com a terceira idade. Promove saúde, amizades, interação e lazer. Esta mobilização para cuidar da academia da Avenida Mandacaru é um exemplo para os demais bairros e para todo Brasil”, ressalta a educadora física da Ziober Brasil.

Giovanni Froeming e Naiady Souza