Nas férias escolares das crianças é fundamental que os pais planejem atividades lúdicas e físicas para os pequenos. E uma das atividades que estimula, desenvolve e exercita ao mesmo tempo é brincar no parquinho ou playground.

Parquinhos e playgrounds de praças, parques e condomínios são sempre uma ótima opção para levar a criançada. Mas antes de se dirigir ao seu playground favorito, é preciso verificar se ele está em boas condições e se oferece a segurança necessária para que as crianças brinquem sem preocupação.

Poucas pessoas sabem mas embora exista uma norma para a fabricação, planejamento de espaço e manutenção dos brinquedos (Norma ABNT NBR 16071 – Associação Brasileira de Normas Técnicas), ela não é obrigatória e ainda é pouco conhecida. Brinquedos desenvolvidos dentro dessa norma levam em conta diversos fatores de segurança e protegem as crianças durante a brincadeira. Os brinquedos para playgrounds da Ziober Brasil são desenvolvidos dentro dos padrões da Norma ABNT NBR 16071 e recebem certificação voluntária do IQB, o Instituto de Qualidade do Brinquedo.

Crianças se divertindo no Multi Infantil da Ziober Brasil
Crianças se divertindo no Multi Infantil da Ziober Brasil

Cuidando da segurança das crianças

Abaixo seguem algumas dicas para verificar se o local onde as crianças brincam é seguro:

  • Certifique-se de que a estrutura dos brinquedos não possuem trincas, deformações, afrouxamentos ou rompimentos. Falhas ou defeitos estruturais nos brinquedos podem causar sérios acidentes.
  • Verifique se o acabamento do brinquedo está em bom estado e não apresenta falta de revestimento, ferrugem, corrosão, lascas ou outros danos.
  • Verifique também se faltam peças ou estas estão deformadas, rompidas, gastas ou abertas.
  • O brinquedo apresenta quinas protuberantes, pontas agudas ou cantos afiados?
  • Barras, corrimãos ou barreiras estão vergados, rompidos ou afrouxados? Oferecem total segurança às crianças?
  • Veja se as partes móveis estão com rolamentos em boas condições, se estão lubrificadas ou se não há emperramento ou barulho excessivo.
  • Observe se os assentos dos balanços estão danificados ou com peças sem firmeza.
  • Certifique-se que os pisos, degraus e apoios de pé não tenham partes faltando, quebradas ou com falta de superfície antiderrapante.
Parquinho Ziober Brasil
Criança brinca com segurança em um parquinho Ziober Brasil

Playgrounds e parquinhos fabricados em madeira merecem atenção especial. A exposição às intempéries e a ação do tempo deterioram a madeira mais rapidamente do que os brinquedos em aço carbono ou plástico. Além disso estes brinquedos geralmente apresentam quinas e parafusos expostos e é sempre bom verificá-los antes das crianças iniciarem a brincadeira.

Confira aqui outra postagem sobre este tema no blog da Ziober Brasil.

E para conhecer a linha completa de brinquedos para parquinhos e playgrounds da Ziober Brasil, acesse este link.

 

Publicado por Hugo Carlone

Deixe um comentário