No dia 21 de setembro se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi oficializada em julho de 2005 mas foi instituída por iniciativas dos movimentos sociais em 1982. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência chama a atenção para a inclusão social, reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições das pessoas com deficiência.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem pelo menos um tipo de deficiência. Este número representa quase um quarto da população brasileira. Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de PCDs saltou de 145.141 para 698.768.

Acessibilidade proporciona qualidade de vida para as Pessoas com Deficiência
Acessibilidade proporciona qualidade de vida para as Pessoas com Deficiência

Já existem várias iniciativas de órgãos privados e públicos que promovem a inclusão para as pessoas com deficiência, mas ainda há muito por fazer. Escolas precisam oferecer acessibilidade para todos, praças e parques precisam contar com equipamentos que possam ser utilizados tanto por pessoas sem quanto por pessoas com deficiência, proporcionando o acesso ao lazer e às atividades físicas de maneira igualitária. Estes são apenas dois exemplos onde a inclusão social da pessoa com deficiência pode ser melhorado.

A Ziober Brasil acredita que viver em uma sociedade que oferece condições igualitárias e oportunidades a todos sem qualquer tipo de distinção é um direito de todas as pessoas com deficiência. Compartilhe essa ideia!

Publicado por Hugo Carlone